domingo, 31 de maio de 2020

Atividade 4 - 9º A e B

EDITORIAL: Atividade de leitura e interpretação

Velozes sem fúria

            Os acidentes de trânsito têm sido um foco de especial atenção das  autoridades públicas. Eles representam, obviamente, um custo alto, com despesas  de atendimento médico, seguro, enfim, uma gama de investimentos que sobrecarrega os cofres de  todas as instâncias de governo.
            Mas há um custo maior, que os próprios motoristas e pedestres se esquecem, quando não fazem uma boa vistoria em seus veículos ou pilotam inadvertidamente em alta velocidade, no caso dos primeiros, ou quando atravessam vias sem atenção, no caso dos últimos. Trata-se do  custo  humano,  que  marca  para  sempre  a  vida  das  famílias  e  a  dos  próprios envolvidos nos acidentes, quando ficam tetraplégico s, dependendo da ajuda de outras pessoas até para comer.
 É um tema duro, difícil de digerir, mas que precisa  ser levado muito a sério e o dedo tem que ser posto lá na ferida. 
 Não  são  novas  as  campanhas  de  conscientização  contra  a  violência  no  trânsito.  O  poder público, principalmente em Niterói, tem sido pródigo ao envolver as crianças nessas ações, afinal,são elas, em toda sua inocência, as mais prejudicadas, quando perdem os pais ou se tornam as próprias vítimas da ferocidade urbana. 
 Por isso, desenvolver, desde a infância, a educação  no trânsito, é uma tarefa nobre, que tem que  ser  aplaudida.  É  um  investimento  no  futuro,  que   pode  reduzir,  em  um  espaço  de  tempo relativamente curto, os índices de acidentes.
            Afinal, são essas crianças que logo estarão com as mãos no volante. Todos querem pessoas responsáveis dirigindo os veículos que, tendem a ser mais velozes com o tempo. Que não estejam, então, nas mãos dos furiosos. 
                                                                                                                 Jornal O Fluminense.
                                                                                   
O que é um editorial?
Um editorial é um artigo que apresenta a opinião de um grupo sobre determinada questão; por causa disso, ele normalmente não é assinado. Diferente dos outros textos que compõem um jornal, de caráter informativo, os editoriais são textos opinativos.
Embora sejam textos de caráter subjetivo, eles podem apresentar certa objetividade. Isso porque são os editoriais que apresentam os assuntos que serão abordados em cada seção do jornal, ou seja, Política, Economia, Cultura, Esporte, Turismo, País, Cidade, Classificados, entre outros.
Os textos são organizados pelos editorialistas, que expressam as opiniões da equipe e, por isso, não recebem a assinatura do autor. No geral, eles apresentam a opinião do meio de comunicação (revista, jornal, rádio, etc.).
Tanto nos jornais como nas revistas podemos encontrar os editoriais intitulados como “Carta ao Leitor” ou “Carta do Editor”.

Atividades
1- Identifique os argumentos fundamentais que sustentam a opinião defendida no editorial.

2-Identifique as causas de prováveis acidentes. 

3- Além  dos  motoristas,  os  pedestres  também  são  responsabilizados  por  acidentes. De  que maneira? 

4- Segundo o editorial qual é a importância em envolver as crianças nessa campanha de conscientização sobre a violência no trânsito? 

5- Substitua as palavras em destaque por sinônimos:
a) Eles representam, obviamente , um custo alto... 

b) ...em seus veículos ou pilotam inadvertidamente  em alta velocidade... 

c) ...principalmente em Niterói, tem sido pródigo ao envolver as crianças nessas ações,

6-Explique o sentido da expressão destacada:
É um tema duro, difícil de digerir, mas que precisa ser levado muito a sério e o dedo tem que ser posto lá na ferida.

7-Identifique a opinião do editorial sobre o tema.

8- Explique o trocadilho e a referência feita no trecho: Todos querem pessoas responsáveis dirigindo os veículos que, tendem a ser mais velozes com o tempo. Que não estejam, então, nas mãos dos furiosos. 


9-Explique 2 características do gênero editorial.

Fonte: http://clariceassisrosa.blogspot.com/2019/10/atividade-de-leitura-e-interpretacao-9.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário