sábado, 30 de maio de 2020

Atividade 10 - 9º A e B

Modalização

O fenômeno da modalização ganha destaque nos estudos linguísticos, pois tem a função de determinar “o modo de como aquilo que se diz é dito”. Na produção de um discurso, o locutor manifesta suas intenções e sua atitude no enunciado que produz, o que pode ser considerado como atitude ilocucionária de modalização.

Observemos os exemplos abaixo.

a) Eu ordeno que você se retire daqui.

b) É preciso que você se retire daqui.

Nota-se que, respectivamente, as sentenças estabelecem as noções de obrigatoriedade e necessidade. Em ambas o locutor procura obrigar seu interlocutor a assentir ao seu discurso, o qual é marcado pela atitude autoritária e imperativa daquele.
Em (a) o locutor coloca-se explicitamente num patamar de autoridade e manifesta em seu enunciado a intenção de levar o interlocutor a agir conforme o citado.
Já em (b) o locutor é menos incisivo e autoritário, porém manifesta a necessidade de que a ação seja concretizada. Nota-se que em ambas as frases o locutor se compromete com o conteúdo asseverado, pois se expõe como autor de tais afirmações.  

c) É possível que Maria tenha feito a prova.

d) Provavelmente será preciso estudar.

Em (c), o locutor parte de suas percepções acerca da realidade, de suas convicções, porém não garante a verdade da proposição, o que permite que a responsabilidade sobre a asseveração seja atenuada. Já no exemplo (d) nota-se que o locutor, diferente do que ocorre no enunciado (b), avalia o conteúdo como uma possibilidade não como uma verdade. Ele deseja ver realizada a ação de estudar, porém a apresenta de modo menos incisivo, podendo receber contestações, pois não é apresentada como uma certeza.

Modalidade do discurso:

– modalização e modulação

– valores

A polaridade e a modalidade são recursos interpessoais da linguagem. A polaridade ocorre em respostas a perguntas do tipo sim/não. A modalidade, por sua vez, pode ocorrer como probabilidade, usualidade, obrigação e prontidão.

A probabilidade e a usualidade servem a proposições (declarações e perguntas). É o caso propriamente dito de modalização. A obrigação e a prontidão, por sua vez, servem a propostas (ofertas e comandos). É o caso da modulação.

Valores da modalidade:

Sempre com base na polaridade, a modalidade pode trazer um grau alto, médio ou baixo de julgamento.

   – Grau alto:

       “certamente”, “sempre”...

   – Grau médio:

       “provável”, “usualmente”...

   – Grau baixo:

      “possível”, “às vezes”...

 A função interpessoal também ocorre por meio do metadiscurso. O metadiscurso consiste em “comentários” do locutor que permeiam seu discurso. O metadiscurso pode ser analisado por meio de seus índices (tarefa da interpretação).

Índices do metadiscurso:

 Marcadores ilocucionais:

  – “afirmo”, “prometo”, “discuto”, “por exemplo”...

 Narradores:

  – “O diretor informou que...”

 Salientadores:

   – “mais necessário”, “mais importante”...

 Enfatizadores:

   – “sem dúvida”, “é óbvio”, “é lógico”...

 Marcadores de validade:

     – “pode”, “deve”, “talvez”...

 Marcadores de atitude:

    – “infelizmente”, “é incrível que”, “curiosamente”...

 Comentadores:

   – “talvez você queira...”, “meus amigos” e todas as formas de vocativo, “vocês poderão”...

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