Modalização
O fenômeno da modalização ganha destaque nos estudos linguísticos, pois tem a função de determinar “o modo de como aquilo que se diz é dito”. Na produção de um discurso, o locutor manifesta suas intenções e sua atitude no enunciado que produz, o que pode ser considerado como atitude ilocucionária de modalização.
Observemos os exemplos abaixo.
a) Eu ordeno que você se retire daqui.
b) É preciso que você se retire daqui.
Nota-se que, respectivamente, as sentenças estabelecem as noções de obrigatoriedade e necessidade. Em ambas o locutor procura obrigar seu interlocutor a assentir ao seu discurso, o qual é marcado pela atitude autoritária e imperativa daquele.
Observemos os exemplos abaixo.
a) Eu ordeno que você se retire daqui.
b) É preciso que você se retire daqui.
Nota-se que, respectivamente, as sentenças estabelecem as noções de obrigatoriedade e necessidade. Em ambas o locutor procura obrigar seu interlocutor a assentir ao seu discurso, o qual é marcado pela atitude autoritária e imperativa daquele.
Em (a) o locutor coloca-se explicitamente num patamar de autoridade e manifesta em seu enunciado a intenção de levar o interlocutor a agir conforme o citado.
Já em (b) o locutor é menos incisivo e autoritário, porém manifesta a necessidade de que a ação seja concretizada. Nota-se que em ambas as frases o locutor se compromete com o conteúdo asseverado, pois se expõe como autor de tais afirmações.
c) É possível que Maria tenha feito a prova.
d) Provavelmente será preciso estudar.
Em (c), o locutor parte de suas percepções acerca da realidade, de suas convicções, porém não garante a verdade da proposição, o que permite que a responsabilidade sobre a asseveração seja atenuada. Já no exemplo (d) nota-se que o locutor, diferente do que ocorre no enunciado (b), avalia o conteúdo como uma possibilidade não como uma verdade. Ele deseja ver realizada a ação de estudar, porém a apresenta de modo menos incisivo, podendo receber contestações, pois não é apresentada como uma certeza.
Modalidade do discurso:
– modalização e modulação
– valores
A polaridade e a modalidade são recursos interpessoais da linguagem. A polaridade ocorre em respostas a perguntas do tipo sim/não. A modalidade, por sua vez, pode ocorrer como probabilidade, usualidade, obrigação e prontidão.
A probabilidade e a usualidade servem a proposições (declarações e perguntas). É o caso propriamente dito de modalização. A obrigação e a prontidão, por sua vez, servem a propostas (ofertas e comandos). É o caso da modulação.
Valores da modalidade:
Sempre com base na polaridade, a modalidade pode trazer um grau alto, médio ou baixo de julgamento.
– Grau alto:
“certamente”, “sempre”...
– Grau médio:
“provável”, “usualmente”...
– Grau baixo:
“possível”, “às vezes”...
A função interpessoal também ocorre por meio do metadiscurso. O metadiscurso consiste em “comentários” do locutor que permeiam seu discurso. O metadiscurso pode ser analisado por meio de seus índices (tarefa da interpretação).
Índices do metadiscurso:
Marcadores ilocucionais:
– “afirmo”, “prometo”, “discuto”, “por exemplo”...
Narradores:
– “O diretor informou que...”
Salientadores:
– “mais necessário”, “mais importante”...
Enfatizadores:
– “sem dúvida”, “é óbvio”, “é lógico”...
Marcadores de validade:
– “pode”, “deve”, “talvez”...
Marcadores de atitude:
– “infelizmente”, “é incrível que”, “curiosamente”...
Comentadores:
– “talvez você queira...”, “meus amigos” e todas as formas de vocativo, “vocês poderão”...
Disponível em: <https://www.passeidireto.com/arquivo/1559889/modalizacao-do-discurso>.
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