AVALIAÇÃO MENSAL
Em duplas, vocês irão produzir um
poema-protesto.
Tema: a produção deve tratar de algum tema
de interesse geral, como fizeram os poetas Ferreira Gullar e Chacal. Vocês
podem protestar contra o consumismo, o descaso com o meio ambiente, a condição
dos refugiados, a violência, a falta de moradia para populações carentes, a
imposição de padrões de beleza, a intolerância nas redes sociais, a circulação
de fake news, entre outros.
Planejando o poema-protesto:
Elaborando o poema-protesto:
1. Façam um primeiro esboço do
poema-protesto, apresentando o tema e o responsável pela situação.
2. Evidenciem qual é a expectativa em
relação ao comportamento do interlocutor, sugerindo uma ação.
3. Cuidem para que o poema tenha um tom
firme e crítico.
4. Procurem utilizar imagens poéticas e
figuras de linguagem para representar as ideias, como fez Ferreira Gullar ao
comparar a diarreia a uma bomba.
5. Organizem os versos em estrofes.
6. Leiam os versos em voz alta e vejam se
algum destoa do conjunto. Se isso ocorrer, alterem o que for necessário.
7. Verifiquem se é possível trabalhar
ainda mais a sonoridade criando rimas ou repetições expressivas.
8. Criem um título que se relacione ao
sentido do poema.
Avaliando o poema-protesto:
Verifiquem os ajustes na escrita – ortografia,
concordância etc. Analisem também se apresentam os itens abaixo:
Fonte: ORMUNDO, Wilton. Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem - 1. ed. - São Paulo: Moderna, 2018, pp. 26-27.
Nenhum comentário:
Postar um comentário