quinta-feira, 2 de abril de 2020

Atividade 4 (APC) - 9º A e B (03/04)

AVALIAÇÃO MENSAL

Em duplas, vocês irão produzir um poema-protesto.
Tema: a produção deve tratar de algum tema de interesse geral, como fizeram os poetas Ferreira Gullar e Chacal. Vocês podem protestar contra o consumismo, o descaso com o meio ambiente, a condição dos refugiados, a violência, a falta de moradia para populações carentes, a imposição de padrões de beleza, a intolerância nas redes sociais, a circulação de fake news, entre outros.

Planejando o poema-protesto:

Elaborando o poema-protesto:
1. Façam um primeiro esboço do poema-protesto, apresentando o tema e o responsável pela situação.
2. Evidenciem qual é a expectativa em relação ao comportamento do interlocutor, sugerindo uma ação.
3. Cuidem para que o poema tenha um tom firme e crítico.
4. Procurem utilizar imagens poéticas e figuras de linguagem para representar as ideias, como fez Ferreira Gullar ao comparar a diarreia a uma bomba.
5. Organizem os versos em estrofes.
6. Leiam os versos em voz alta e vejam se algum destoa do conjunto. Se isso ocorrer, alterem o que for necessário.
7. Verifiquem se é possível trabalhar ainda mais a sonoridade criando rimas ou repetições expressivas.
8. Criem um título que se relacione ao sentido do poema.

Avaliando o poema-protesto:
Verifiquem os ajustes na escrita – ortografia, concordância etc. Analisem também se apresentam os itens abaixo:

Fonte: ORMUNDO, Wilton. Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem - 1. ed. - São Paulo: Moderna, 2018, pp. 26-27.



Nenhum comentário:

Postar um comentário