A variação linguística é um fenômeno que
ocorre em todas as línguas. As características de cada falante, como idade,
origem geográfica, nível de escolaridade e atividades profissionais e de lazer,
fazem com que a língua não seja sempre a mesma. Além disso, ela se altera
conforme o tempo passa e os falantes vão tendo novas necessidades expressivas.
1.
Leia este trecho de uma reportagem sobre as influências que as línguas exercem
umas sobre as outras.
As línguas do Brasil
[...]
As línguas indígenas e africanas
também deixaram sua marca no Brasil – as indígenas descrevem a natureza
exuberante, para a qual os europeus literalmente não tinham palavras, e as
africanas impregnaram nossa cultura, especialmente a religião e a culinária.
Hoje, muita gente acha ruim a influência inglesa na língua. Nacionalismos à
parte, esse pessoal vai ter que suar muito se quiser mesmo livrar o português
do Brasil de todos os estrangeirismos.
(Superinteressante)
a) A
indicação “[...]” informa que foi suprimida uma parte anterior ao parágrafo
reproduzido. Que palavra evidencia a mesma informação? Justifique sua resposta.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) É
possível supor quem é “esse pessoal” citado no trecho? Explique sua resposta.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)
Segundo o texto, a inclusão de palavras de outra língua no português é um fenômeno
ocorrido apenas no passado? Justifique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d)
Explique os sentidos denotativo e conotativo da expressão não ter palavras.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) Qual
desses sentidos está sugerido no texto? Que palavra é responsável por
evidenciá-lo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
f)
Levante uma hipótese: por que os europeus “não tinham palavras” para descrever
a natureza?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Veja
esta lista de ingredientes para a preparação de um bolo.
Bolo
de macaxeira – mandioca ou aipim
Ingredientes
1
kg de macaxeira (mandioca, aipim)
2
xícaras (chá) de leite de coco
½
xícara (chá) de água
2
½ xícaras (chá) de açúcar (se gostar desse bolo bem docinho use 3 xícaras)
1
colher (sopa) de manteiga derretida
2
ovos
Revista
América. p. 96. Disponível em: https://digital.bbm.usp.br/bitstream/bbm/6819/1/45000033181_Output.o.pdf.
Acesso em: 5 set. 2018.
a) A
precisão é uma das características do gênero textual receita culinária. Como
ela aparece no texto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) É
correto afirmar que essa receita do bolo de macaxeira também serve para
produzir bolos feitos de outros dois alimentos, a mandioca e o aipim?
Justifique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)
Explique por que o site que divulgou a receita mostrou boa compreensão do
fenômeno da variação linguística.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Fonte: ORMUNDO, Wilton. Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem - 1. ed. - São Paulo: Moderna, 2018, pp. 35-36.
Nenhum comentário:
Postar um comentário