domingo, 29 de março de 2020

Atividade 3 (APC) para o dia 30/03/2020 - 9º A e B


Leia, a seguir, outro poema-protesto, com características bastante diferentes das observadas em “A bomba suja”. Depois, responda às questões.
         
         Exp
mal vc abre os olhos
e uma voz qq vem lhe dizer
o q fazer o q comer
como vestir

todos querem se meter
numa coisa que só
a vc compete:
viver a sua vida

deletar, destruir, detonar
esses atravessadores

a vida é uma só
e a única verdade
é a sua experiência

não terceirize sua vida

viva viva 
viva
essa é a sua vida
(Chacal)

1. O que o eu lírico do poema “Exp” recusa? O que ele aconselha ao interlocutor?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Observe a escolha das palavras que compõem o poema.
a) A quem se refere o pronome você (vc) nesse poema?
_________________________________________________________________________________
b) Além de vc, quais outras palavras não estão escritas conforme as convenções da ortografia?
_________________________________________________________________________________
c) Por que o uso dessa linguagem ajuda a esclarecer a crítica feita no poema?
_________________________________________________________________________________
d) Observe as estrofes que concentram essas palavras. O que ocorre ao longo do poema?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Analise o uso da palavra atravessador.
a) Por que as pessoas que interferem na vida dos outros são chamadas no poema de “atravessadores”?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Que outra palavra também está ligada ao campo de sentido da economia? O que ela significa no contexto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Compare o uso das convenções de escrita nos poemas “Exp” e “A bomba suja”. O que torna “Exp” um poema com linguagem contemporânea?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Fonte: ORMUNDO, Wilton. Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem - 1. ed. - São Paulo: Moderna, 2018, pp. 22-23.

Nenhum comentário:

Postar um comentário