Leia, a seguir, outro poema-protesto, com
características bastante diferentes das observadas em “A bomba suja”. Depois,
responda às questões.
Exp
mal vc abre
os olhos
e uma voz qq vem lhe dizer
o q fazer o q comer
como vestir
e uma voz qq vem lhe dizer
o q fazer o q comer
como vestir
todos querem
se meter
numa coisa que só
a vc compete:
viver a sua vida
numa coisa que só
a vc compete:
viver a sua vida
deletar,
destruir, detonar
esses atravessadores
esses atravessadores
a vida
é uma só
e a única verdade
é a sua experiência
e a única verdade
é a sua experiência
não terceirize
sua vida
viva viva
viva
essa é a sua vida
essa é a sua vida
(Chacal)
1. O que o eu lírico do poema “Exp”
recusa? O que ele aconselha ao interlocutor?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Observe a escolha das palavras que
compõem o poema.
a) A quem se refere o pronome você (vc)
nesse poema?
_________________________________________________________________________________
b) Além de vc, quais outras palavras não
estão escritas conforme as convenções da ortografia?
_________________________________________________________________________________
c) Por que o uso dessa linguagem ajuda a
esclarecer a crítica feita no poema?
_________________________________________________________________________________
d) Observe as estrofes que concentram essas
palavras. O que ocorre ao longo do poema?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Analise o uso da palavra atravessador.
a) Por que as pessoas que interferem na
vida dos outros são chamadas no poema de “atravessadores”?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Que outra palavra também está ligada
ao campo de sentido da economia? O que ela significa no contexto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Compare o uso das convenções de
escrita nos poemas “Exp” e “A bomba suja”. O que torna “Exp” um poema com
linguagem contemporânea?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário