Leia
os textos de 1 a 11 seguintes e diga que função da linguagem cada um deles
apresenta.
1. “Eu nunca sonhei
com você
Nunca fui ao cinema
Não gosto de samba
Não vou a Ipanema
Não gosto de chuva
Nem gosto de sol”
(Tom Jobim)
2. Prevenção contra
assaltos
Como os assaltos crescem dia a dia,
não podendo contê-los, a PM, sabiamente, dá conselhos aos cidadãos para serem
menos assaltados:
I. Não demonstre que carrega muito
dinheiro.
II. Jamais deixe objetos à vista
dentro do carro.
III. Levante todos os vidros mesmo
em movimento.
IV. Não deixe documentos no veículo.
(...)
Depois de ler com extrema atenção
estas instruções oficiais, acrescento as minhas, ou melhor, resumo:
I. Não saia de casa.
II. Se possível, não saia do quarto.
III. De preferência não saia do
cofre.
(Millôr Fernandes)
3. “Comunicação –
Uma das principais funções da linguagem humana pela qual os homens entram em
contato entre si para mútua compreensão. Há vários códigos de comunicação, pois
tudo a que se pode atribuir significações (cores, gestos, desenhos etc.) pode
ser usado para comunicação. A linguagem é apenas um desses códigos.” (Francisco da
Silva Borba)
4. “Anuncie nas
listas telefônicas especiais.”
5. “— Bem — disse o
rapaz.
— Bem — respondeu ela.
— Bem, cá estamos — disse ele.
— Cá estamos — confirmou ela, não estamos?
— Pois estamos mesmo — disse ele.
Upa! Cá estamos.”
(Roman
Jakobson)
6. “Escrever é uma
técnica e, como tal, pode ser ensinada e, claro, pode ser aprendida por quem
quiser. Também é uma arte, mas isto é outra história. Há vários métodos de
ensinar a técnica de escrever. O mais comum, ou o mais aceito, é o que elimina
qualquer noção de gramática. Não há razão para impor regra, nem lei. Tudo se pode
ignorar. Ninguém precisa saber análise léxica ou sintática.”
(Otto Lara Resende)
7. “Algumas
pesquisas de sociólogos americanos, realizadas desde a década de 50, confirmam
que, mesmo nos Estados Unidos, o filho do operário estuda para ser o operário
que acaba sendo, e o filho do médico para ser médico ou engenheiro.”
(Carlos Rodrigues Brandão)
8. “Para os
governantes, as crianças e os jovens são preocupação de campanhas eleitorais.
Sistematicamente, os candidatos são ferozes na crítica e pródigos nas
promessas. Mas depois de eleitos, com raras exceções, desembocam em
irrecorríveis fracassos.”
(Antônio Ermírio de Moraes)
9. “Oh! que saudades
que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!”
(Casimiro de Abreu)
10. “— Vou recitar
um verso de minha lavra.
O Dr. Burro-Peludo não entendeu e
perguntou:
— Que vem a ser ‘lavra’?
O Tucano-Narigão, muito delicado,
explicou:
— Quero dizer: vou recitar um verso que
eu mesmo fiz.”
(Érico Veríssimo)
11. “Se eu morresse
amanhã, viria ao
[menos
Fechar meus olhos minha triste
[irmã;
Minha mãe de saudades morreria
Se eu morresse amanhã!”
(Álvares de Azevedo)
Fonte: TERRA, Ernani. Curso prático de língua, literatura e redação/Ernani & Nicola. - São Paulo: Scipione, 1997, p. 36-38.
Fonte: TERRA, Ernani. Curso prático de língua, literatura e redação/Ernani & Nicola. - São Paulo: Scipione, 1997, p. 36-38.
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