segunda-feira, 30 de março de 2020

Atividade 3 (APC) para o dia 30/03/2020 - 1º EM


Leia os textos de 1 a 11 seguintes e diga que função da linguagem cada um deles apresenta.

1. “Eu nunca sonhei com você
     Nunca fui ao cinema
     Não gosto de samba
     Não vou a Ipanema
     Não gosto de chuva
     Nem gosto de sol”
     (Tom Jobim)

2. Prevenção contra assaltos
            Como os assaltos crescem dia a dia, não podendo contê-los, a PM, sabiamente, dá conselhos aos cidadãos para serem menos assaltados:
            I. Não demonstre que carrega muito dinheiro.
            II. Jamais deixe objetos à vista dentro do carro.
            III. Levante todos os vidros mesmo em movimento.
            IV. Não deixe documentos no veículo.
            (...)
            Depois de ler com extrema atenção estas instruções oficiais, acrescento as minhas, ou melhor, resumo:
            I. Não saia de casa.
            II. Se possível, não saia do quarto.
            III. De preferência não saia do cofre.
            (Millôr Fernandes)

3. “Comunicação – Uma das principais funções da linguagem humana pela qual os homens entram em contato entre si para mútua compreensão. Há vários códigos de comunicação, pois tudo a que se pode atribuir significações (cores, gestos, desenhos etc.) pode ser usado para comunicação. A linguagem é apenas um desses códigos.” (Francisco da Silva Borba)

4. “Anuncie nas listas telefônicas especiais.”

5. “— Bem — disse o rapaz.
      — Bem — respondeu ela.
      — Bem, cá estamos — disse ele.
      — Cá estamos — confirmou ela, não estamos?
      — Pois estamos mesmo — disse ele.
           Upa! Cá estamos.”
             (Roman Jakobson)

6. “Escrever é uma técnica e, como tal, pode ser ensinada e, claro, pode ser aprendida por quem quiser. Também é uma arte, mas isto é outra história. Há vários métodos de ensinar a técnica de escrever. O mais comum, ou o mais aceito, é o que elimina qualquer noção de gramática. Não há razão para impor regra, nem lei. Tudo se pode ignorar. Ninguém precisa saber análise léxica ou sintática.”
            (Otto Lara Resende)

7. “Algumas pesquisas de sociólogos americanos, realizadas desde a década de 50, confirmam que, mesmo nos Estados Unidos, o filho do operário estuda para ser o operário que acaba sendo, e o filho do médico para ser médico ou engenheiro.”
            (Carlos Rodrigues Brandão)

8. “Para os governantes, as crianças e os jovens são preocupação de campanhas eleitorais. Sistematicamente, os candidatos são ferozes na crítica e pródigos nas promessas. Mas depois de eleitos, com raras exceções, desembocam em irrecorríveis fracassos.”
            (Antônio Ermírio de Moraes)

9. “Oh! que saudades que tenho
     Da aurora da minha vida,
     Da minha infância querida
     Que os anos não trazem mais!
     Que amor, que sonhos, que flores,
     Naquelas tardes fagueiras
     À sombra das bananeiras,
     Debaixo dos laranjais!”
            (Casimiro de Abreu)

10. “— Vou recitar um verso de minha lavra.
       O Dr. Burro-Peludo não entendeu e perguntou:
        — Que vem a ser ‘lavra’?
        O Tucano-Narigão, muito delicado, explicou:
        — Quero dizer: vou recitar um verso que eu mesmo fiz.”
            (Érico Veríssimo)

11. “Se eu morresse amanhã, viria ao
                                                [menos
        Fechar meus olhos minha triste
                                                [irmã;
        Minha mãe de saudades morreria
              Se eu morresse amanhã!”
            (Álvares de Azevedo)

Fonte: TERRA, Ernani. Curso prático de língua, literatura e redação/Ernani & Nicola. - São Paulo: Scipione, 1997, p. 36-38.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário