domingo, 4 de setembro de 2011

REFLETINDO SOBRE PROJETOS NA ESCOLA

Os Projetos na escola buscam a solução de problemas e, têm a grande vantagem de mutuamente desenvolver um processo de construção do conhecimento, principalmente quando o tema faz parte da realidade do aluno.
Dessa forma, o professor traz consigo o papel de problematizar, mediar e orientar o processo; o aluno, por sua vez, age e interage nesse processo.
Aliada aos Projetos, surge a tecnologia, que propicia novas concepções de ensino-aprendizagem. Ela é um dos instrumentos no itinerário da busca pelo conhecimento, pois potencializa pesquisas, interações e trocas de informações que excedem o ambiente escolar.
Nessa perspectiva, para avaliar, além de levarmos em consideração a opinião dos educadores, devemos incentivar as críticas vindas dos alunos e até dos pais, que podem contribuir para o desenvolvimento do Projeto. Para tanto, é necessário uma escola aberta à comunidade.
Através da avaliação, podemos replanejar futuras ações pedagógicas.

Por meio do curso PROUCA, professores e alunos estão trocando experiências, a criação de Projetos na escola é umas dessas formas de permuta de aprendizagem. A interação entre os docentes neste quarto módulo foi maior, visto que tivemos que reunir-nos e refletirmos a realidade das escolas e dos alunos para tratar de um tema interdisciplinar e aplicá-lo em forma de Projeto.  

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

AVALIANDO MINHA AULA COM USO DO LAPTOP



A aula de Língua Inglesa, principalmente para os alunos menores, sempre é bem recebida; se a isso aliamos a tecnologia, o resultado é muito mais satisfatório.
Foi exatamente isso o que ocorreu com essa turma de 3º ano. Previamente, os discentes já tinham visto o conteúdo que tratava sobre as frutas e as cores em inglês. Quando foram avisados que na aula seguinte iríamos estender a aprendizagem do assunto utilizando o laptop, ficaram muito contentes e não viam o momento da próxima aula chegar.
Ao lado, nas fotos, vemos o rostinho deles, orgulhosos e felizes por estarem fazendo parte desse Projeto.
Ao trabalharmos o conteúdo em sala de aula e a partir dele, trazermos novas formas de exacerbar a apreensão desse conteúdo, o aluno acaba tornando esse conhecimento mais presente em sua mente.
Uma das dificuldades encontradas para ministrar essa aula foi a falta da internet na escola, visto que, o assunto poderia ter sido mais ampliado, se os alunos pesquisassem sobre ele. A internet abre uma gama de possibilidades tanto para o aluno aprender, como para o professor na busca de atividades diferenciadas.
Um ponto importante que gostaria de alterar na aula ministrada, seria o tempo; pude perceber que 1 h/a foi um tempo curto para que eles tivessem a chance de fazer e refazer os desenhos.   
Fica registrado aqui a experiência realizada em uma escola da zona rural. Por meio dessa oportunidade, outras surgirão, e com elas a prática, fiel parceira do docente em exercício. 

segunda-feira, 27 de junho de 2011

PERGUNTAS

     O ato de perguntar é o foco central desta postagem. Os autores selecionados para abertura do módulo III tecem comentários sobre o papel da pergunta.
     Em sala de aula, o professor é o fomentador de oportunidades para que o aluno esboce suas curiosidades, questionamentos e dúvidas.
     A pergunta é o que desenvolve o trabalho do professor, norteia a metodologia e aguça a vontade do aluno em aprender coisas novas.
     A indagação, com o objetivo de educar, auxilia na construção e reconstrução de cidadãos, dando a eles instrumentos para viverem em sociedade. O docente que tem e investe nesse intuito, está melhor habilitado para entender e atender as solicitações de seus alunos.
  Esse é o momento de trocar experiências, o professor além de transmitir o conhecimento, pode adquiri-lo na pessoa do aluno.

domingo, 12 de junho de 2011

Um pouco de William Shakespeare

Considerado o maior dramaturgo da história da humanidade e o poeta supremo da língua inglesa, William Shakespeare agrada a todos os públicos de geração a geração. Suas maiores comédias:
  • As you like it
  • Twelfth night
Suas grandes tragédias:
  • Hamlet
  • Macbeth
  • Othello
  • Antony and Cleopatra
  • King Lear
É impossível não citar os Sonetos Shakespereanos, em suas formas perfeitas, aprofundando o pensamento e o sentimento.
Shakespeare supera seus contemporâneos e até hoje suas obras emocionam e nos fazem refletir sobre a condição humana. 

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Minha experiência com Blog

Não tenho muita experiência com ferramentas interativas, sendo esse o meu primeiro blog e acredito que através dele, outras portas no mundo virtual se abrirão para eu me apropriar do conhecimento tecnológico, tão presente na sociedade atual .